O skate não precisa do prestígio do status olímpico, e pode inadvertidamente, prejudicar a posição contra-cultural do desporto, disse o próprio Tony Hawk no sábado passado, no Vans Park Series em Chelles\Paris.
Hawk estava a comentar sobre a inclusão do skate nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio, no evento Vans Park Series France, no subúrbio de Chelles, perto de Paris.
" A minha única preocupação com o skate na plataforma olímpica, é que de alguma forma isso inspire as pessoas a skatar apenas por fama, ou fortuna", disse Hawk.
"O skate tem muito mais a oferecer aos jovens em termos de autoconfiança, em termos de identidade, em termos de estabelecer os seus próprios desafios. E isso não é competitivo", disse Hawk à Reuters.
O Comité Olímpico Internacional (COI), apoiou unanimemente a promoção do skate nos Jogos de Tóquio 2020, mas isso não garante futuras aparições para o desporto.
Hawk continuou a dizer que as Olimpíadas precisavam de skate mais do que o contrário.
"Nos meus anos profissionais mais proeminentes, eu não teria me importado se estivesse nas Olimpíadas, porque já tínhamos a nossa própria cena, o skate era muito mais divertido e popular que a maioria dos desportos olímpicos", disse Hawk.
"Neste momento, sinto que eles precisam mais do nosso factor legal do que precisamos da sua validação."
O evento de Chelles destacou a popularidade do desporto. Os lugares estavam lotados, com muitos fãs vestidos com roupas da Vans, com os seus skates na mão.
Essa exclusividade, acrescentou Hawk, nascida do espírito criativo e alternativo do desporto, deve continuar a atrair potenciais skaters e não a sua popularidade ou lucratividade.
O Comité Olímpico Internacional deu ao skate luz verde provisória, para os Jogos de Paris 2024 ao lado de surf, escalada e breakdancing. A decisão final será tomada no final de 2020, após as Olimpíadas de Tóquio.
Hawk que se tornou profissional em 1982 aos 14 anos, não gozou do mesmo nível de aceitação na época, mas o aspecto contra-cultural do desporto motivou-o ainda mais.
"Estou muito agradecido, por ter crescido num momento em que tivemos que nos provar apenas pela nossa própria dedicação, e não pela validação de algumas fontes mais importantes", citou Tony Hawk.
Comentários