top of page

A Verdadeira História do Skateboarding em Portugal

Exclusivo do Site Nacional de Skate


Introdução

O Skateboarding em Portugal tem uma História que não pode ser esquecida, e tem de ser mantida viva para que todas as gerações possam conhecê-la, especialmente os novos praticantes, mas também todas as entidades e instituições que hoje em dia tentam impulsionar este desporto em Portugal. Só conhecendo verdadeiramente o passado, e todo o trabalho desenvolvido pelos antigos Clubes e Associações de Skate, e dos Skaters da “velha-guarda”, será possível dar continuidade aos valores e princípios pioneiros do Skateboarding, humildade, inclusão, e entreajuda.

O Skateboarding não é só um desporto, é uma forma de estar na vida, e conhecer a sua História e a sua Cultura é ter orgulho em ser Skater.

O SiteNacionaldeSkate.pt, é o mais antigo site sobre Skateboarding em Portugal, e por isso tem a responsabilidade de dar a conhecer esse passado, para tal recorremos às memórias e imagens de arquivo, nossas e daqueles que colaboraram conosco na elaboração deste artigo, e que muito agradecemos.

Aqui prestamos homenagem e reconhecimento a todos aqueles que foram os pioneiros, e sendo a primeira vez que alguém em Portugal faz este registo histórico, é bem provável que haja por aí muitos recortes de jornal antigos ou fotografias ainda por partilhar... se assim for, por favor enviem que teremos todo o gosto em os colocar.

Nota: Este artigo será dividido em várias publicações para melhor compreender a evolução do skateboarding através das épocas.


As Décadas de 70 e 80


Devido aos anos de Fascismo em Portugal, estima-se que o Skate, entre outros desportos, culturas, estilos de música, etc, só tenham surgido depois da Revolução do 25 de Abril de 1974, porque até então existiam muitas restrições à liberdade individual devido à Ditadura que governava o país.


O mais provável é ter sido introduzido por imigrantes, retornados das ex-colónias Portuguesas, ou até mesmo por estrangeiros que visitaram Portugal. Não é possível definir com exatidão mas estima-se que o skate em Portugal, terá sido introduzido no final dos anos 70, início dos anos 80.

Bowl do Ferrador Olivais, Lisboa em 1979. Skaters: Mário Rui, Luís "Ciganito" Rodrigues e Pedro Marcelino.


Tornou-se bastante popular pois era encarado como uma espécie de contracultura, uma postura anti-sistema e sem regras para cumprir. O Skateboarding proporcionou um mundo de novas possibilidades, que não existiam num desporto normal que tinha regras, uniformes, etc; possibilitou às pessoas serem livres para serem elas próprias, sem receios de julgamento porque nenhum skater julgaria alguém só por ser “diferente”.


“Clube Português de Skate" organiza o

"1º Campeonato Nacional de Skate" em 1979.


No entanto, a sociedade do pós 25 de Abril não estava preparada para o aumento explosivo que aconteceu de jovens praticantes, e a sua evidente rebeldia fez com que os skaters passassem a ser vistos como criminosos.

Não existiam Skateparks, por isso muitos skaters deslocavam-se frequentemente a sítios em obras para poderem ter acesso a material, e assim poderem construir rampas com as suas próprias mãos.

Essa construção era feita com base na “tentativa/erro” porque não existia nenhum conhecimento técnico prévio sobre como construir este tipo de estruturas, este processo de aprendizagem ficou conhecido como DIY (Do It Yourself) que em Português significa “Faz Tu Próprio”, e que ainda hoje é uma característica muito comum nos Skaters atuais.

O gosto que sentimos na vida por fazermos as coisas com as nossas próprias mãos é uma espécie de herança genética dos Skaters da velha-guarda.


Luís "ciganito" Rodrigues a dar um Front side Lien air, na rampa da Guerra Junqueiro/Lisboa em 1981, construída por ele e pelos seus amigos.


Avenida Guerra Junqueiro/Lisboa, 1982.


Naquela época podia-se ser preso só pelo facto de se transportar um skate na mão!


Poucos Políticos ou Autarcas tentaram arranjar soluções, ainda assim os que o tentaram

não conseguiram encontrar muito melhor a nível de construção, pois também havia uma falta de conhecimento técnico generalizado, apesar de tudo é de registar positivamente estas iniciativas porque foram graças a elas que começaram a surgir os primeiros skateparks.

O primeiro skatepark construído em Portugal, foi o da Quinta da Balaia, no Algarve, em 1986.



Skaters na Quinta da Balaia, Algarve, 1986.


Quinta da Balaia, Algarve, 1986.


Mas infelizmente durou poucos anos pois foi demolido para construir um Hotel, e tal como este que foi primeiro houveram muitos outros que tiveram fim semelhante porque não era algo que tivesse interesse, ou fosse bem visto pelas autarquias.

Guilherme Young, Front Side Wallride Guilherme Young, Foot Plant

Quinta da Balaia, Algarve, 1991


Mas mesmo sem infraestruturas, o Skateboarding ia crescendo no país à velocidade da luz, era algo fresco e inovador entre a juventude, começaram a aparecer as primeiras Skateshops, com material vindo fora do país, aí surgiram os primeiros eventos locais com demonstrações de skaters também locais e já com alguma experiência.


Esses eventos também eram muitas vezes uma forma dos jovens poderem experimentar pela primeira vez andar de skate.


Eram sempre eventos com poucos apoios, ou até mesmo sem qualquer tipo de apoio, cuja organização ficava a cargo dos skaters que se juntavam de forma mais ou menos informal ou espontânea, e como sempre, faziam acontecer através do espírito de união e gosto pelo Skateboarding.

1º Campeonato de Skate Miraflores, 1986. Vencedor: Rodrigo Pimentão “Gui”.


Luís Paulo, Front Side Air, na Terplana/Carcavelos, 1987.

Half-Pipe na Quinta do Marquês em Oeiras, 1989.


É então que nos anos 80, surgem pela primeira vez no país notícias sobre Skateboarding divulgadas em jornais Portugueses nas secções desportivas, o que foi uma enorme alegria, e uma das primeiras vitórias atingidas em termos de divulgação nacional.












Campeonato do Skate Clube Lisboa, em Sete Rios, 1989.


Circuito Terra Brasil, Pavilhão Dramático de Cascais, 1989.




Francisco Matos Chaves, Front Side Ollie, Quinta do Marquês em Oeiras, 1989.


O próximo capítulo de “A verdadeira História do Skateboarding em Portugal" será lançado em breve, por isso estejam atentos e até lá continuem a acompanhar todas as notícias da atualidade sobre Skateboarding no nosso site sitenacionaldeskate.pt , e no nosso Instagram @sitenacionaldeskate


© 1994-2024 Site Nacional de Skate ╰⦿──⦿╯de Skaters para Skaters Desde 1994

  • Whatsapp
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Tópicos
  • Facebook - círculo cinza
  • X
  • TikTok
  • LinkedIn
  • Youtube
  • rumble-seeklogo-svg
bottom of page