top of page

JOÃO SOARES CAMPEÃO MUNDIAL em FREESTYLE e a Derrota Histórica da Seleção Nacional nos Jogos Olímpicos

Atualizado: 28 de jan.

Exclusivo do Site Nacional de Skate


A verdadeira História do Skateboarding em Portugal: Capítulo IX

JOÃO SOARES CAMPEÃO MUNDIAL em FREESTYLE e a Derrota Histórica da Seleção Nacional nos Jogos Olímpicos


O ano 2024 foi um ano brilhante para a modalidade de Freestyle, o português João Soares conquistou mais uma vez o título de Campeão Mundial na categoria Masters, e também ganhou o Best Trick reafirmando a sua posição como um dos grandes nomes de todos os tempos desta modalidade.

O seu primo Francisco Patrone, estreante na competição, alcançou o 3º lugar na categoria Amateurs, consolidando o potencial de uma nova geração de talentos portugueses. Graças aos esforços de atletas como o João e o Francisco, o Freestyle continua a ganhar projeção nacional e internacional.

ree

O Francisco Patrone é muito dedicado na divulgação do Freestyle, e é graças a ele que esta modalidade tem vindo a aumentar o número de interessados no nosso país.

Contrariamente ao que muitas pessoas julgam, o Freestyle é a única modalidade de skateboarding em que Portugal tem campeões de um Circuito Mundial Oficial, o que nos enche de orgulho a todos nós portugueses.







Noutra vertente, os Jogos Olímpicos trouxeram talvez a maior deceção da História do skateboarding Português. Logo no aeroporto na partida de Gustavo Ribeiro para Paris viram-se cartazes a dizer “O Ouro já é nosso” evidenciando um claro excesso de confiança e falta de humildade mais próprios de uma cultura futebolística do que propriamente da cultura Skater.  LINK DO VIDEO

ree

Gustavo Ribeiro nem sequer conseguiu apurar-se para as finais de Street, enquanto Thomas Augusto (nascido no Brasil com tripla-cidadania BR, USA, e PT), competiu em Park e terminou em 13º lugar.

Foi mesmo caso para dizer “quanto maior é a expectativa maior é a deceção”.

ree

PARK

ree

STREET

ree

ree



No Campeonato Mundial em Roma, os resultados também ficaram muito aquém das expectativas, com Thomas Augusto em 16º lugar, Gustavo Ribeiro em 17º, Madu Teixeira em 21º e Gabriel Ribeiro em 25º. Nenhum atleta português alcançou o pódio, reforçando a imagem de um ano para esquecer.







PARK

ree

STREET

ree

Nos últimos dias do ano Gustavo Ribeiro alcançou finalmente um resultado, 3º lugar na Street League Super Crown no Brasil, que o salvou de ter uma época totalmente em branco.



Classificação Geral

ree

Por terras Lusas continuou o declínio da Liga Pro Skate, com uma redução do número de participantes, e bancadas com assistência praticamente apenas dos familiares. O público em geral não aderiu, e as críticas públicas sobre a gestão e estrutura da modalidade no âmbito da Federação Portuguesa de Patinagem (que insiste em ignorar a existência de todas as outras modalidade de skate) começaram a surgir sobretudo por atletas que participaram pela primeira vez na LPS e ficaram absolutamente revoltados com os critérios de pontuação dos juízes, prometendo “primeira e última vez”.


Por tudo isto 2024 deve obrigar às seguintes reflexões:

  • Quais os critérios da FPP para atribuir o cargo de Selecionador Nacional de Skateboarding a um ex-nadador que nunca na vida andou de skate?


  • Se o sr. Selecionador Paulo Ribeiro sabe nadar mas não sabe andar de skate, como pode ele avaliar as capacidades dos skaters?


  • Se o sr. Selecionador Paulo Ribeiro sabe nadar mas não sabe andar de skate, como pode ele treinar atletas a andar de skate?


  • Aparentemente Thomas Augusto não tem qualidade suficiente para ser chamado para a seleção Brasileira, nem para a seleção Americana, mas no entender de Paulo Ribeiro já serve para a seleção Portuguesa. Que critérios teve o sr. Selecionador Paulo Ribeiro para selecionar este atleta com tripla-nacionalidade preterindo todos os outros?


  • O sr. Selecionador Paulo Ribeiro percorre o país de norte a sul a observar skaters e chama efetivamente os melhores, ou só recruta os que aparecem na “sua” Liga Pro Skate e só exclusivamente homens, impedindo assim que existam igualdade de oportunidades para homens e mulheres?


  • O sr. Selecionador Paulo Ribeiro percorre o país de norte a sul a observar skaters e convida efetivamente os melhores para os Estágios em Hotéis com tudo pago, ou só convida os que aparecem na “sua” Liga Pro Skate e/ou os que são amigos dos seus filhos?


Depois destes factos ainda te vais inscrever na LPS?


----------------------------------------------------------------------------------------------------------


O próximo capítulo de “A verdadeira História do Skateboarding em Portugal" será lançado em breve. Por isso, estejam atentos e até lá continuem a estar a par da atualidade sobre todas as modalidades do Skate nacional e internacional, mapa de SkateParks e SkateSpots visita o nosso site e segue o nosso Instagram @sitenacionaldeskate


Site Nacional de Skate a noticiar a atualidade de todas as modalidades de skateboarding desde 1994.


Comentários


© 1994-2025 Site Nacional de Skate ╰⦿──⦿╯de Skaters para Skaters Desde 1994

  • Whatsapp
  • Instagram - Cinza Círculo
  • Tópicos
  • Facebook - círculo cinza
  • X
  • TikTok
  • Xiaohongshu RedNote
  • LinkedIn
  • Youtube
  • rumble-seeklogo-svg
bottom of page