top of page

A Verdadeira História do Skateboarding em Portugal Capítulo II - As décadas de 90 até a 2000

Exclusivo do Site Nacional de Skate

A Verdadeira História do Skateboarding em Portugal

Capítulo II - As décadas de 90 até a 2000


No final dos anos 80 inícios dos 90 devido ao surgimento de mais uma vaga de praticantes, são construídas uma série de infra-estruturas (mais uma vez por empresas que não têm qualquer tipo de ligação ou know-how de Skateboarding).


Esta última vaga de praticantes foi a responsável pelo apogeu do skateboarding em Portugal.

Luis Paulo, tenta o McTwist com tábua do Mike McGill em frente ao próprio, na Demo da Powell Peralta, Alvor, Algarve em 1990.


Nota: O Luis Paulo,foi o primeiro skater português a ter um patrocínio, e foi pela marca lendária Powell Peralta.


Em 1990 aparece outro clube de skate, o “Radical Skate Clube” que organizou iniciativas como Demonstrações e Campeonatos.


Fez outro Campeonato Nacional de Skate em 1991, o 1º Campeonato Nacional de Skate português foi em 1979, pelo “Clube Português de Skate”.

Em 1993, o “Radical Skate Clube” conseguiu parcerias com Instituições Estatais como o Instituto Português da Juventude (IPDJ), Empresas, Escolas, etc.

Demo de skate em Pedrouços, em cima o Luis Paulo e o Celso “Not Dead” Camargo a dar um Front Side 5-O, em 1990.


Em 1990 também foi criada a revista “Skate Portugal”, mas infelizmente por ser uma revista com pouca tiragem e com um preço elevado, acabou por desaparecer ao fim de pouco tempo.


Também surgiram fanzines como: a “Crutz”, “Movimento”, “Urbe”, etc; estas tiveram o seu impacto, mas também duraram pouco tempo.

5 de Junho de 1993 foi inaugurado o 1º Skate Parque de Almada, Bruno's Skatepark


Em 1994 surge o primeiro site de skate em Portugal de nome:



SITE NACIONAL DE SKATE, criado pelo skater Ricardo Breda.


Inicialmente surgiu como um blog de notícias do skate nacional.


Ricardo Breda, kickflip no antigo Skatepark de Braga em 1999


Estava-se a entrar numa nova era tecnológica, mas a informação em Portugal sobre skate era muito limitada, e o SITE NACIONAL DE SKATE veio tentar preencher essa lacuna.

Para além de notícias, divulgava os mais recentes skateparks e eventos no país.


Imagem do Site Nacional de skate no inicio quando era um blog.


Anos mais tarde mudou para outra plataforma, onde ficou até os dias de hoje com o domínio: www.sitenacionaldeskate.pt


O blog foi alterado e reaproveitado para o “Formiga Skate Clube” em 2010.


Em 1995 o canal de televisão privado SIC criou o primeiro programa de desportos radicais, de nome “Portugal Radical”.

O “Portugal Radical" foi algo revolucionário, porque até então não tinha existido nada semelhante em termos de programas televisivos.


O “Portugal Radical” veio divulgar pela primeira vez na TV o skate e a partir desse momento a modalidade evoluiu muito rapidamente, e estimulou o aparecimento de skaters em vários pontos do país.


Também as competições de skate passaram a ser cobertas pelo “Portugal Radical”, e essa exposição televisiva destacou o Radical Skate Clube em relação ao resto do Associativismo existente em Portugal.

Skater e Arquiteto Luis “ninja” Fortes, skateparque da Casa Pia desenhado por ele, com destaque no “Portugal Radical”, em 1995.


Estrelinha, a ser entrevistado no Portugal Radical em 1996


Estrelinha 1977-2010 R.I.P.


O “Portugal Radical” teve tanto sucesso que fizeram uma caderneta de cromos, revista, CDs de música, e Roupa do PR. Foi algo que moveu muita juventude porque era extremamente apetecível na altura.




Nesse mesmo ano, apareceu um programa dedicado aos desportos radicais em Portugal, o “Sem Limites”, transmitido pelo canal de televisão estatal RTP (Rádio Televisão Portuguesa) para tentar combater as audiências do “Portugal Radical”, mas sem grande sucesso.



Nesta altura o skate começou a afirmar-se, e o que até então era visto como um brinquedo passou a ser visto como um desporto radical.


NOTA: Infelizmente ainda hoje muitas instituições públicas em Portugal vêem o skate como sendo mais uma brincadeira de crianças do que um desporto, e para tentar combater essa visão retrógrada as Associações e Clubes de Skate em Portugal têm feito várias iniciativas, competições, e demonstrações de skate, com vista a exercer pressão sobre essas entidades para que sejam criadas infra-estruturas e espaços específicos para a prática do skateboarding.


Com a revolução dos desportos radicais na TV, começaram a surgir skaters de todos os cantos do país a criar a sua “skate scene” e a atrair skaters estrangeiros, para conhecerem os nossos spots.

Tom Penny, Hardflip na Câmara de Matosinhos em 1999


Tom Penny, Back Side Nose Slide na Câmara de Matosinhos em 1999


Bagura, Front Side 5-O, em tour com a team da Flip na Câmara de Matosinhos em 1999

Rune Glifberg, Ollie North to Fakie na demo da Airwalk em Aveiro 1996


Ray Barbee, Mellon na demo no Pavilhão Carlos Lopes, Lisboa em 1991


Campeonato Nacional de Skate, Matosinhos em 1995


Em 1998, foi construído o skatepark que foi o bilhete de convite de muitos skaters fora do país, o skatepark da Expo 98. Neste skatepark, foram realizadas inúmeras competições de skate, algumas delas qualificações para campeonatos fora de portugal.






VII Etapa do Troféu Street Skate, em Rabo de Peixe Açores 1999


Nesta década de 90 até 2000, também houve um boom enorme de Clubes e Associações de skate a aparecerem, tudo devido aos dois meios de informação mais impulsionadores que foram o SITE NACIONAL DE SKATE criado em 1994, e ao Portugal Radical programa de Tv criado em 1995 que foram verdadeiros pioneiros na área da informação ao conseguirem trazer o skate mais próximo do público, e marcaram uma nova era a nível de informação, nunca conseguida antes.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------


O próximo capítulo de “A verdadeira História do Skateboarding em Portugal" será lançado em breve, por isso estejam atentos e até lá continuem a acompanhar todas as notícias da actualidade sobre Skateboarding no nosso site sitenacionaldeskate.pt , e no nosso Instagram @sitenacionaldeskate


Comentários


bottom of page