top of page

A Verdadeira História do Skateboarding em Portugal Capítulo III - primeira década do novo milénio

Exclusivo do Site Nacional de Skate


A Verdadeira História do Skateboarding em Portugal

Capítulo III - primeira década do novo milénio


Em 2001 surgiu o segundo site de skate Português criado pelo fotógrafo Vasco Neves, o “skatebyte.com” que se dedicou a promover quase em exclusivo o “Radical Skate Clube” e algumas pessoas que lhe eram próximas.


Infelizmente o site durou poucos anos, talvez por não divulgar o panorama nacional do skate, e/ou viver de apoios que quando desapareceram provocaram o abandono do projeto por parte de quem estava responsável.


Após o desaparecimento do “skatebyte.com” do ar, o sitenacionaldeskate.pt voltou a estar sozinho na divulgação da realidade do skate Português, sendo o único que se mantém no ar desde 1994 sem qualquer tipo de apoio até aos dias de hoje.


O PRIMEIRO SKATER PROFISSIONAL PORTUGUÊS

Em 2003 o sonho tornou-se finalmente realidade, e Portugal consegue o seu primeiro Skater Profissional, de seu nome Ricardo Fonseca.

O estatuto de Pro Skater era algo que parecia impossível de obter por um Português, visto que na altura para ser-se Profissional tal só era possível na América.

Mas o surgimento da Marca Francesa “Cliché Skateboards” em 1997 criada por Jeremie Daclin nesse mesmo ano, possibilitou aos Europeus a oportunidade de também se tornarem profissionais. Também foi Penta Campeão nacional.

Ricardo Fonseca, Back Side Crooked, no video Bon Appetit, da Cliche Skateboards em 2004


Ricardo Fonseca no video Dejavu, da Cliche Skateboards 2008




No ano de 2002, apareceu uma revista de skate, "Difere", criada pelo Artur Casaca, pioneiro na construção de skateparks (o seu 1º skatepark foi construído em 1994). Durou poucos anos e teve poucos exemplares. Após o desaparecimento da "Difere", apareceu logo outra revista.



Em 2006 surge uma revista de skate chamada "ONSK8" que se manteve nesse formato até 2011.

Em 2012 a “ONSK8” ficou em stand-by, regressando mais tarde a 1 de Maio de 2013 adotando um formato mais digital através do site onsk8.

A “ONSK8” também era um projeto comercial com fins lucrativos da empresa MAGIC MILK SHAKE - PRODUÇÃO AUDIOVISUAL, LDA (Cascais), e como seria expectável o site manteve-se fiel à antiga revista, focando-se na modalidade de street skate, destacando a nível nacional maioritariamente personalidades e vedetas em conformidade com os critérios editoriais da empresa.


Em 2009 Ruben Rodrigues conseguiu tornar-se no 2º Skater Profissional Português mostrando assim que o caso de Ricardo Fonseca não era único.

O Ruben representou Portugal em inúmeras provas a nível internacional, a mais conhecida foi o Tampa Pro.

O Ruben foi Tetracampeão nacional, e é considerado o melhor skater Português de todos os tempos, tem um nível técnico muito alto e depois do Ricardo Fonseca foi ele o Skater Português que mais elevou a bandeira de Portugal a nível internacional.


Ruben Rodrigues, Front Side Board Slide na 1ª vez que esteve no Tampa Pro em 2014


Ruben Rodrigues, Back Side Flip



No ano de 2010, surgiu o “Formiga Sk8 Clube” que tinha parceria com a U.D.R. da Formiga, existente desde 1969 (daí o nome do clube, e passou a usufruir o estatuto de existência da U.D.R. da Formiga), criado pelo fundador do Site Nacional de Skate (Ricardo Breda) que já contava com largos anos de experiência no skateboarding em Portugal.




O “Formiga Sk8 Clube” dinamizou o skate no norte de Portugal através de vários eventos com formato de campeonato, estabeleceu parcerias com autarquias, criou aulas de skate no programa “Valongo Mexe Comigo” em 2010, e deu a conhecer muitos skaters do norte nunca antes divulgados.


Alguns cartazes de competições/eventos do Formiga Sk8 Clube


Entrega de prêmios no Bowl Barbecue em 2010


Inauguração do Skatepark de Ermesinde em 2010





Em 2011 pela primeira vez o norte tinha um Circuito de skate, de nome “Circuito de Street do Norte”, criado pelo “Formiga Sk8 Clube” que contou com 3 etapas:

  • 1ª etapa Valongo 14 maio de 2011

  • 2ª etapa Maia 16 julho de 2011

  • 3ª etapa Ermesinde 30 julho de 2011






Circuito de Street do Norte 1ª etapa Valongo, Pedro Silva, Back Side Lip Slide no dia 14 de maio de 2011


Circuito de Street do Norte, 1ª etapa Valongo, 14 de maio de 2011


Etapa de Valongo, 14 de maio de 2011


Circuito de Street do Norte vencedores iniciados, o vencedor em iniciados foi o skater de Braga, o Pedro Abreu. A entrega dos prêmios foi na última etapa, em Ermesinde, 30 de julho, 2011.


Em Abril de 2012 o “Formiga Sk8 Clube” ficou com todo tipo de atividades em standby também devido a falta de apoios, mas desde então continua a deslocar-se a Autarquias, Juntas de Freguesia, e Casas da Juventude no norte de Portugal, promovendo o skate e lutando pela construção de mais infraestruturas por entidades devidamente dotadas de conhecimentos técnicos para o fazer.





No mesmo ano de 2010, apareceu uma revista de distribuição livre com fins comerciais, de seu nome “SURGE”.

Foca-se na modalidade de street skate, e destaca a nível nacional maioritariamente personalidades e vedetas em conformidade com os seus critérios editoriais .









Em 2013, surgiu uma nova Associação de Skate que revolucionou o skate no sul de Portugal, a "Skape", criada pelo Arquiteto Luis “ninja” Fortes.

A Associação usa o Skate como ferramenta de inclusão social, e trabalha com algumas Instituições propondo-se a ocupar algum do tempo dos jovens institucionalizados ensinando-os a andar de Skate.

Acima de tudo, promovendo o skateboarding perante a sociedade, mostrando que não é uma atividade marginal e ajudando os jovens mais carenciados, criando condições para que estes possam praticar um desporto.


Alguns cartazes de competições/eventos da “Skape”


Recorte de jornal da Intendente Skate Jam


Em 2017 temos mais um Skater a tornar-se Profissional, o luso-brasileiro Thaynan Costa pela marca Americana “Enjoi Skateboards”.


Nota: Até ao momento nenhum Português conseguiu tornar-se Profissional através de marcas Portuguesas pois as mesmas revelam não ter interesse financeiro em apoiar esta carreira.

De uma forma geral os apoios ao skate em Portugal são irrisórios ou até mesmo nulos, existindo enormes discrepâncias entre diferentes zonas do país, com algumas Autarquias a privilegiarem a dinamização de Espaços Públicos chegando a fazer Parcerias Público Privadas com empresas com ramos de negócio afetos à prática do Skateboarding, enquanto outras Autarquias pura e simplesmente preferem continuar a ignorar o potencial deste desporto Olímpico.

Thaynan Costa, Fastplant na Patagonia em 2016


Thaynan Costa, Wallride em Barcelona em 2020


----------------------------------------------------------------------------------------------------------


O próximo capítulo de “A verdadeira História do Skateboarding em Portugal" será lançado em breve, por isso estejam atentos e até lá continuem a acompanhar todas as notícias da atualidade sobre Skateboarding no nosso site sitenacionaldeskate.pt , e no nosso Instagram @sitenacionaldeskate


Comments


bottom of page