top of page

Entrevista Exclusiva - Skate Park da Nazaré

Exclusivo do Site Nacional de Skate


Site Nacional de Skate: Qual é o teu nome/como te chamam os teus amigos?

- Raquel: O meu nome é Raquel Costa e os amigos tratam-me por Raquel.


Site Nacional de Skate: Há quanto tempo andas de Skate?

- Raquel: Ando de Longboard à 2 anos, mas de Skateboard ando à 9 meses.


Site Nacional de Skate: De que zona és?

- Raquel: Sou da Nazaré.



Site Nacional de Skate: Como está o panorama da Comunidade Skater da Nazaré?

- Raquel: A Comunidade Skater da Nazaré é praticamente nula, nós temos um grupo no Instagram onde falamos quando vamos ao Skate Park mas é um grupo de amigos, não existe mais nada.

Site Nacional de Skate: Conta-nos um pouco da História do Skate Park da Nazaré.

- Raquel: Em relação à História do Skate Park da Nazaré eu não a conhecia muito bem, por isso perguntei ao Luís Santos, que é um skater mais velho, se conhecia a História e por acaso até foi uma das pessoas que contribuiu para a sua construção! Ele contou-me o seguinte:

"O Skate Park da Nazaré foi construído há uns bons anos, mais ou menos há 13 ou 15 anos atrás por um grupo de amigos que praticavam skate na Vila da Nazaré, onde as condições eram nulas, ou seja, não havia Skate Park, e a prática desportiva do Skateboarding era feita pelas Ruas e Praças da Vila.

Nessa altura esse grupo de amigos que era composto por volta de 7 ou 8 skaters estavam sempre a ter problemas por andarem de Skate pelas ruas, e eram sempre tratados como se fossem vândalos e destruidores de Património.

Então, ao fim de algumas idas à Polícia por causa de algumas queixas pela prática da modalidade, esses amigos decidiram ir falar com o Presidente da Câmara Municipal da Nazaré da altura que era o sr. Mário Barroso.

Após a primeira conversa, dois desses amigos andaram mais ou menos 2 anos a ir à Câmara Municipal “chatear” o sr. Presidente para a construção do Skate Park, e ao fim de muitos meses aguardar para falar com o sr. Presidente e de idas à Câmara Municipal, finalmente obtiveram uma resposta do sr. Presidente a dizer que ia ser construído um Skate Park num terreno atrás dos Bombeiros da Nazaré.

Entretanto passou meio ano e o Skate Park não era construído, mas os dois amigos nunca desistiram e foram todos os meses fazer pressão para o avanço da obra, mas para desilusão deles o Skate Park mais uma vez estava em standby...

Somente ao fim de 3 anos de idas à Câmara Municipal é que os amigos conseguiram uma reunião com o sr. Presidente e com o Engenheiro para escolherem que rampas queriam para o Skate Park. Nessa reunião foram escolhidas algumas rampas da marca Fabrigino para serem aplicadas no Skate Park.

Ainda nessa mesma reunião a localização da obra do Skate Park foi alterada para o sítio onde está hoje em dia, e passado uns meses o Skate Park foi construído.

Com o passar dos anos o Skate Park foi-se degradando, passaram-se uns 6 ou 7 anos (não tenho bem a noção) e as rampas começaram a ficar muito danificadas, aos poucos e poucos já não dava para andar nelas tal era o estado de degradação.


Passaram-se alguns anos e eu, (Luís Santos) entrei numa Associação com o nome “Leva de Mar”, a convite de um amigo. Esse amigo perguntou-me se eu queria representar o Skate na Nazaré, e eu aceitei o convite, mas o meu objetivo era a reconstrução do Skate Park.

Foi nessa altura que um amigo meu chamado João Sales, que trabalhava na Wasteland Skateparks falou comigo para ver se através da Associação conseguíamos avançar com a reconstrução do Skate Parque.

Assim, ao fim de algumas reuniões com elementos da Associação e da Câmara Municipal lá conseguimos com que a obra fosse para a frente…"

E assim resumidamente é esta a História do Skate Parque da Nazaré.


Site Nacional de Skate: Quem contactam, e que tipo de resposta têm quando existem situações no vosso Skatepark que requerem intervenção?

- Raquel: Tentamos contactar a Câmara Municipal da Nazaré mas só com muito esforço é que conseguimos algo de lá, e contactámos a página no Instagram @sitenacionaldeskate e @longboardcruiserspt que foram páginas super preciosas quando precisamos de ajuda.

Site Nacional de Skate: Atualmente há alguma situação no vosso Skate Park que requeira atenção?

- Raquel: Atualmente temos tido problemas com a iluminação. A Câmara Municipal colocou um holofote num canto do Skate Parque mas além de ser super potente e cegar as pessoas quando skatam na direção dele, também cria muitas sombras que tapam partes de rampas entre outros e que causam quedas por falta de visibilidade.







(Poster criado para ajudar os skaters da Nazaré)


Site Nacional de Skate: O Site Nacional de Skate e/ou outras Comunidades skaters, etc, já vos ajudaram no passado de alguma forma na divulgação dos vossos problemas? (Se sim, quais e como?)

- Raquel: Sim, o Site Nacional de Skate foi uma grande mais valia no nosso problema das iluminação, no início quando decidimos tentar resolver o problema eu contactei a página @longboardcruiserspt pois desconhecia o Site Nacional De Skate, eles muito atenciosamente direcionaram-me para a vossa página, e foi aí que contamos o problema, e onde nos deram a máxima atenção.

Além da atenção, tivemos ajuda a resolver o problema com várias tentativas, nunca nos abandonaram e continuaram a tentar resolver o problema diariamente.

Agradecemos imensamente toda a ajuda, adorei esta comunidade e a amizade que existe, pois ultimamente tem sido esquecido este tipo de entreajuda que é uma das bases do skate.


Site Nacional de Skate: Achas importante que o Site Nacional de Skate seja um sítio de referência onde todos os skaters “anónimos” possam fazer ouvir a sua voz? Porquê?

- Raquel: Acho super importante o Site Nacional de Skate ser uma referência, pois como disse acima as pessoas esquecem-se que um dos propósitos do skate é a entreajuda, comunicação e amizade, e este site vem demonstrar isso tudo e muito mais. Super atenciosos e prestáveis, agradecemos tudo o que fizeram por nós e podem contar com as pessoas do Skate Parque da Nazaré para tudo o que precisarem.


Site Nacional de Skate: Queres/querem deixar-nos alguma sugestão ou desafio?

- Raquel: Acho que era interessante criar grupos nos Instagram ou algo do género, para as pessoas se conhecerem, e até combinar encontros de skate como fazem os @longboardcruiserspt, assim podíamos reintegrar esse espírito de amizade, compaixão e socialização que tem faltado imenso, ainda por cima na situação de Covid que vivemos hoje em dia.


Site Nacional de Skate: Muito obrigado pelo teu/vosso tempo.


Raquel: Muito obrigada por tudo, foi um prazer!!!

Com os melhores cumprimentos

Raquel Costa

DAMOS VOZ AOS SKATERS

Desde 1994 que o Site Nacional de Skate dá voz a todos os skaters, Clubes, e Associações de skate em Portugal que queiram expor as suas dificuldades, falta de infraestruturas, dar a conhecer comunidades locais, etc.

Não hesitem em contactar-nos para o nosso e-mail: sitenacionaldeskate@gmail.com

Comments


bottom of page