top of page

Entrevista Exclusiva - Skatepark Marinha Grande

Exclusivo do Site Nacional de Skate


INTRODUÇÃO


A comunidade Skater da Marinha Grande, transmitiu-nos a grande preocupação do estado do skatepark local.


Recolhemos depoimentos da comunidade Skater local, bem como tentamos entrar em contacto com a Câmara Municipal da Marinha Grande, mas não houve/recusaram-se a dar qualquer tipo de depoimento.


AGRADECIMENTOS:


  • A todos os skaters que nos alertaram para a urgência da situação, e que colaboraram connosco.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Depoimento de Rafael Machado


Site Nacional de Skate: Qual é o teu nome, e como te chamam os teus amigos?

Rafael Machado: Boas, o meu nome é Rafael Machado e a maior parte dos meus amigos chama-me Machado.


Site Nacional de Skate: Há quanto tempo andas de Skate?

Rafael Machado: Ando de skate há cerca de 3 anos, sempre quis experimentar, mas só quase com 20 anos é que realmente comecei a andar, porque um amigo do meu irmão arranjou-me uma tábua (obrigado Paulino!).


Site Nacional de Skate: De que zona és?

Rafael Machado: Sou da Marinha Grande, por isso o skatepark do Parque da Cerca (onde está o park da Marinha) é o meu skatepark local.


Site Nacional de Skate: Como está o panorama da Comunidade Skater da Marinha Grande?

Rafael Machado: Acho que a comunidade skater da Marinha está bastante activa, mas mostra-se pouco no skatepark da Marinha. Muita malta da Marinha Grande vai para outros skateparks melhores, nos arredores: Pataias, o Parque do Avião em Leiria e acabamos por nem saber que são da Marinha, porque já não passam pelo skatepark de lá. Isto leva a que o skatepark da Marinha esteja vazio e pouco usado, para andar de skate. Eu e mais uns amigos (João Paulino, Fábio Sampaio, Miguel Alexandre), ainda somos dos que usam mais o park, porque é mais perto do que ir para Leiria ou Pataias, mas as condições estão cada vez piores e a vontade de andar no park é cada vez menos.

Site Nacional de Skate: Conta-nos um pouco da História do Skatepark da Marinha Grande.

Rafael Machado: O skatepark já tem mais de 15 anos e foi construído como parte do Parque da Cerca (onde se encontra) em 2005. Antes deste park, depois de falar com o Francisco Ferreira (dono da skateshop da zona), soube que existiam umas primeiras rampas, construídas por empreiteiros da Câmara Municipal, sem qualquer conhecimento da modalidade. Estavam tão mal realizadas que foram imediatamente destruídas, antes da inauguração do parque e foi depois construído, no mesmo local, o actual skatepark, com rampas pré fabricadas.

Site Nacional de Skate: Quem contactam, e que tipo de resposta têm quando existem situações no vosso Skate Park que requerem intervenção?

Rafael Machado: Já contactámos várias pessoas, desde a Junta de Freguesia à Câmara Municipal, mas até agora não houve qualquer ação para a requalificação que o skatepark bem precisa. Já chegámos a ter no ano passado, uma reunião com o Chefe da Divisão de Desporto Juventude e Associativismo, João Teixeira, juntamente com Francisco Ferreira (dono da skateshop da zona) e representantes da Wasteland Skateparks e da FLG (SkateLopez), empresas "construtoras de skateparks", bem como outra reunião com o João Brito, Vereador da Câmara Municipal. Estas reuniões, bem como muitas outras com anteriores executivos da Câmara Municipal, não levaram a qualquer melhoria ou requalificação significativa, desde que o skatepark foi construído.

Site Nacional de Skate: Atualmente há alguma situação no vosso Skate Park que requeira atenção?

Rafael Machado: Sim, várias. Os principais problemas são: buracos nas rampas que existem tanto no bank, como na funbox do centro do park, em que por vezes as rodas encravam quando menos estamos à espera, até porque se encontram mesmo no centro das rampas, sendo difícil evitar. Além disso, o manual pad/curb, tem uma das peças de suporte partida e foi mesmo levada, com o peso o curb cede e com o tempo vai ficar cada vez mais amolgada.

Temos ainda o problema do chão em cimento, com buracos e algumas falhas entre as diversas secções, que começam a ficar cada vez mais desniveladas com o tempo. E há ainda uma má iluminação do espaço, é demasiado fraca e os candeeiros são poucos, para poder usar o park confortavelmente à noite.

Mas além destes problemas, a questão principal é que o skatepark tem poucos obstáculos, e os que têm não são de todo de qualidade. Principalmente o bank e a pirâmide da funbox, que são demasiado inclinados, para aprender truques novos, além do facto da flat bar estar diretamente ligada ao curb/manual pad, em vez de estar separada, o que dificulta a aprender truques, numa das direções. O que mais chateia nesta situação, é olharmos para o concelho do lado, Leiria, com um skatepark de street em excelentes condições, no Parque do Avião, e um segundo, de transição, mais antigo que se encontra agora em obras de requalificação. E mesmo Pataias, uma vila bem mais pequena que a Marinha Grande que consegue ter um skatepark em cimento, com bons obstáculos, apesar de simples o que realmente satisfaz os skaters locais.

Site Nacional de Skate: O Site Nacional de Skate e/ou outras Comunidades skaters, etc, já vos ajudaram no passado de alguma forma na divulgação dos vossos problemas? (Se sim, quais e como?)

Rafael Machado: Tivemos alguma ajuda de skateshops e páginas de skate, no ano passado, para divulgar a nossa petição pública de requalificação/construção de um novo skatepark (Requalificação/construção de um novo skatepark na Marinha Grande : Petição Pública (peticaopublica.com)), o que ajudou bastante a aumentar o número de assinaturas, mas infelizmente não fez a Câmara agir.


Site Nacional de Skate: Achas importante que o Site Nacional de Skate seja um sítio de referência onde todos os skaters “anónimos” possam fazer ouvir a sua voz? Porquê?

Rafael Machado: Acho bastante importante terem esta plataforma aberta, porque mostra que a comunidade nacional se entreajuda, e dá mais voz aos problemas locais do que se poderia alcançar, sem este tipo de plataformas. Acho que também ajuda a evitar que este tipo de situações de degradação do espaço público, se mantenham em silêncio, e ajuda as entidades locais a serem mais escrutinadas.

Site Nacional de Skate: Queres deixar-nos alguma sugestão ou desafio?

Rafael Machado: Gostava de deixar como desafio a vocês, mas também aberto a toda a comunidade skate, que se não tivermos uma melhor solução para este skatepark, deveríamos partir para uma solução DIY. Existem espaços na zona onde podemos fazer algo melhor que o atual skatepark, mas envolve um esforço conjunto e possivelmente, a ajuda de malta que já saiba construir. Além disso, ia unir mais a comunidade skate local e trazer para a Marinha, mais malta de fora também.


Site Nacional de Skate: Muito obrigado pelo teu/vosso tempo.

Rafael Machado: Obrigado pela vossa ajuda a partilhar esta situação, esperemos que consiga despertar uma mudança, no estado do park!


----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Para estar a par da atualidade sobre todas as modalidades do Skate nacional e internacional, mapa de SkateParks e SkateSpots visita o nosso site e segue o nosso Instagram @sitenacionaldeskate


Site Nacional de Skate a noticiar a atualidade de todas as modalidades de skateboarding desde 1994.


Comments


bottom of page