top of page

Skatepark de Coimbra está mal construído - Incompetência ou algo mais?

Exclusivo do Site Nacional de Skate

O Skatepark de Coimbra foi inaugurado a 9 de Maio de 2022, e bastaram pouco mais de 2 semanas para ser visível a sua deficiente construção.


A qualquer momento as anomalias podem pôr em causa a segurança e integridade física dos praticantes pois estão a deteriorar-se de dia para dia.


Mas quem serão então os verdadeiros responsáveis por esta situação?

Recordemos que este Skatepark teve um investimento público global de 452.137,21€ por parte da Câmara Municipal de Coimbra, e está localizado na margem direita do rio Mondego, sob o viaduto da ponte Rainha Santa Isabel (Coimbra), com uma área total de cerca de 1500 m2.

A construção iniciou-se em julho de 2021, tendo a obra ficado a cargo da empresa Civibérica Obras Civis, S.A. (especializada em construções rodoviárias) e que a CM de Coimbra cita como sendo a vencedora do concurso público que tinha sido lançado em janeiro do mesmo ano.

No entanto, a empresa que aparece nos placares informativos é a Skate House.

Mas “quem” é então esta Skate House? Segundo as informações públicas disponíveis em https://www.racius.com/skate-house-gestao-de-parques-desportivos-lda/ trata-se de uma empresa privada com o NIF: 508502381 e cuja atividade registada é a de “Criação e gestão de parques desportivos, construção de parques e jardins desportivos, criação e gestão de eventos, importação e exportação de mobiliário desportivo, importação e exportação de equipamento desportivo, compra e venda de imóveis.”

A empresa é detida pelos sócios Paulo Jorge Garcia Ribeiro, e Rui Filipe Nascimento e Sousa.


Paulo Ribeiro é o CEO\Presidente da Liga Pro Skate, e Coordenador Nacional do Comité Técnico de Skate da Federação de Patinagem de Portugal).


Rui Filipe Nascimento e Sousa é membro do Comité do Skate da Federação de Patinagem de Portugal.


O que fazem pessoas que têm cargos na Federação ao mesmo tempo que são sócios de uma empresa privada, metidos em negócios com Câmaras Municipais financiados com o dinheiro dos contribuintes?

Mas apesar de ser o logotipo da Skate House que está nos placares, por incrível que pareça (ou talvez não) não foi esta a empresa que construiu o skatepark!

Mas afinal de contas quem é que construiu o skatepark???


Constatou-se através dos vídeos quase diários publicados pela empresa Brasileira, Green Ramps que foi esta quem construiu o skatepark, vinda propositadamente do Brasil a convite do sr. Paulo Ribeiro da Skate House, segundo palavras do Engenheiro Civil Brasileiro Eduardo Fernandes.



Não encontrámos qualquer historial prévio de construção desta empresa em Portugal, portanto somos levados a crer que só pode ter sido alguém que argumentou que o profissionalismo e competência desta empresa seria absolutamente extraordinário, e isso justificaria o detrimento das várias construtoras em Portugal certificadas a nível Europeu e Mundial (e algumas delas já com diversos skateparks construídos em Portugal e no estrangeiro).

Estas imagens enviadas por skaters de Coimbra comprovam o “profissionalismo” e “competência” do trabalho executado desta empresa, que voou de propósito do Brasil para vir cá fazer isto… mas o que todos devem questionar é se a culpa é de quem construiu, ou de quem os chamou para construir?

E agora quem paga a viagem de avião do Brasil para Portugal para virem arranjar? São novamente os contribuintes?


----------------------------------------------------------------------------------------------------------


Para estar a par da atualidade sobre todas as modalidades do Skate nacional e internacional, mapa de SkateParks e SkateSpots visita o nosso site e segue o nosso Instagram @sitenacionaldeskate


Site Nacional de Skate a noticiar a atualidade de todas as modalidades de skateboarding desde 1994.



Comments


bottom of page